A nova imprensa da nova/velha Alemanha

Jacques Alkalai Wainberg

Resumo


O artigo faz uma revisão bibliográfica de textos que analisam a crise que se abateu na imprensa da Alemanha no período da República de Weimar e sua reconstrução após a vitória Aliada sobre os nazistas. Na primeira fase, desponta a militância dos veículos que, por estarem a serviço de partidos políticos, se colocaram à disposição da luta emocional que travavam entre si as agremiações. Tal fato aprofundou a crise psicológica que se abatia sobre a população abalada com a derrota na Primeira Guerra, com o desemprego e a inflação. No período do pós-guerra, destaca-se o esforço de reconstruir os valores da prática jornalística de acordo com os preceitos de objetividade, balanceamento e propriedade privada que caracterizam o mundo ocidental. Nesta fase, destaca-se o regime de licenciamento através do qual os Aliados controlaram o reerguimento dos mass media da Alemanha.

Palavras-chave


história alemã; imprensa alemã; jornalismo alemão

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.880