Estratégias de Comunicação nos programas de combate à pobreza rural no Nordeste

Austriclínio Bezerra de Andrade Neto, Angelo Brás Fernandes Callou

Resumo


A temática do desenvolvimento local tem ocupado um espaço relevante na agenda pública brasileira, inspirando a formulação de diversos programas governamentais, que visam promover o desenvolvimento socioeconômico de localidades pobres. A implantação desses programas, todavia, representa um desafio, visto que o desenvolvimento local requer a mobilização e a participação social, o que sugere a relevância de um pensar estratégico da Comunicação Social. Oriundo de um estudo de caso, este artigo apresenta as estratégias de comunicação utilizadas pelo Projeto de Combate à Pobreza Rural II (PCPR II), do governo de Pernambuco. A investigação concluiu que processos de mobilização social necessitam de um planejamento comunicacional que contemple a utilização de diversas estratégias, de modo a estimular o envolvimento e a participação das populações locais.

Palavras-chave


Estratégias de Comunicação. Mobilização Social. Pobreza Rural. Desenvolvimento Local. Extensão Rural.

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v32i2.265