Gênero educativo no rádio: parâmetros para a elaboração de programas voltados à educação

Roseane Andrelo, Maria Teresa Kerbauy

Resumo


Este trabalho busca compreender o papel do rádio na educação. O objetivo é discutir as especificidades do gênero educativo, de forma que essa discussão forneça parâmetros para a produção radiofônica com finalidade educativa. Para isso, apoia-se em uma abordagem multidisciplinar, afinal tem um objeto de estudo que coloca em relação os campos da Educação e Comunicação. Foram utilizados preceitos da análise de discurso; sobretudo da análise do discurso midiático; de dialogismo; linguagem oral; utilização pedagógica do audiovisual e da produção radiofônica. Além da fundamentação teórica, a metodologia incluiu a análise de emissões veiculadas em emissoras educativas. Uma das conclusões extraídas é que o rádio tem potencial educativo e capacidade de atender as novas exigências educacionais, desde que alie pressupostos pedagógicos a conceitos de produção radiofônica, principalmente no que diz respeito à linguagem.

Palavras-chave


Rádio. Rádio educativa. Gênero educativo. Análise do discurso midiático. Mídia-educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v32i2.264