Confiabilidade, credibilidade e reputação: no jornalismo e na blogosfera

Rogério Christofoletti, Ana Paula França Laux

Resumo


A emergência dos blogs como fontes de informação tem provocado
mudanças profundas não apenas no mercado jornalístico,
mas também nos processos de produção e difusão informativa.
No momento em que pesquisas apontam para a perda de credibilidade
da mídia convencional para os meios online, surgem
também novos sistemas de reputação, buscando outras modalidades
de aferição de qualidade aos serviços. Fração de uma
pesquisa maior, este trabalho - apoiado em levantamento e
revisão bibliográficos - identifica alguns elementos para a
credibilidade dos blogs no jornalismo online, observando a zona
de atrito entre o trabalho dos jornalistas profissionais e meios
tradicionais, de um lado, e os blogueiros e redes sociais, de
outro. Os resultados evidenciam a interpenetração dos dois
universos, o diálogo tenso e a mútua influência entre blogueiros
e jornalistas, num cenário em rápida transformação.
Palavras-chave: Credibilidade. Blogs. Webjornalismo. Sistemas
de Reputação. Fontes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v31i1.194