A classificação da Publicidade e o discurso publicitário como fatores de construção das representações do rural

Laene Mucci Daniel, Nora Presno Amodeo

Resumo


Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa*** que analisou a representação sobre o rural na Publicidade da revista Globo Rural nas décadas de 1980, 1990 e de 2000. Os 384 anúncios foram analisados segundo o seguinte tratamento metodológico: classificação de suas categorias e conceitos publicitários; identificação de seus aspectos estruturais discursivos e semióticos, a partir de sua forma/arte e conteúdo/texto; e, codificação do conteúdo de suas mensagens. O objetivo, neste trabalho é descrever as formas, tipos e classes da Publicidade e o discurso publicitário recorrentes na revista analisada. Ao longo da análise e comparação dos anúncios, percebeu-se que à medida que o contexto se modificou, as representações sobre o rural acompanharam e manifestaram suas modificações.


Palavras-chave


Representações sociais. Publicidade rural. Revista Globo Rural. Discurso publicitário.



DOI: http://dx.doi.org/10.1590/rbcc.v37i1.1893