O blog fatos e dados e sua articulação com a esfera de visibilidade pública

Nina Santos, Wilson Gomes

Resumo


Com o intuito de publicizar informação sobre si própria, a Petrobras deci-diu, em 2009, criar um blog próprio, passando a se comunicar diretamente com o ci-dadão. O blog “Fatos e Dados” compõe-se de postagens que abrangem não apenas a-tividades da empresa, mas também comunicações diretas com os grandes media, além de comentários de leitores. Sem desconsiderar a existência dos grandes media, a Pe-trobras criou uma alternativa de comunicação, utilizando-se das potencialidades que um blog é capaz de proporcionar. Através da análise de postagens, comentários e fer-ramentas utilizadas, esse trabalho pretende compreender como essa estratégia de co-municação foi construída e que objetivos vem conseguindo atingir, no que tange à sua inserção na esfera de visibilidade pública e os reflexos disso na comunicação direta com o cidadão. A pesquisa resultou no entendimento do caso de análise como uma in-teressante tentativa de articulação entre as informações divulgadas pelos media, a ver-são de uma empresa majoritariamente estatal e a comunicação direta com os cida-dãos, sem, no entanto, estabelecer nenhuma vinculação entre a discussão pública e a tomada de decisões políticas.

Texto completo:

PDF