Análise de Mensagens Televisivas de Utilidade Pública: Observações Comparativas

Clóvis Teixeira Filho

Resumo


Tanto a sociedade civil, de forma institucionalizada, quanto as empresas com fins lucrativos vêm mobilizando-se em torno de questões públicas vistas como problemáticas sociais. A partir desse cenário e do exercício da cidadania por meio do consumo, o presente trabalho objetiva analisar mensagens televisivas, com base na proposta da agenda-setting, com vistas à identificação e qualificação de mensagens de utilidade pública. Para tanto, foram analisados, por meio de observação estruturada, os três veículos de comunicação televisiva com maior cobertura no país (GLOBO, SBT, RECORD) entre os anos de 2003 e 2004, avaliando-se os resultados comparativamente entre os veículos, entre os anos do estudo e entre propagandas e programas de televisão. Verifica-se a presença dessas mensagens nos veículos analisados ainda de forma incipiente e não estruturada.

Palavras-chave:mensagem de utilidade pública; televisão; agenda-setting.

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