Pequenos Empreendedores em Pedro Ii - Pi: E-Commerce e Taxa de Engajamento Através da Rede Social Instagram

Ariel Carvalho Lopes Sousa, Cláudio de Andrade Rodrigues, Carmosa Isabel dos Santos Rodrigues, Tamires Pereira Matias, Bartos Batista Bernardes

Resumo


O presente estudo se desenvolveu no pequeno munícipio de Pedro II, Estado do Piauí, tendo
como objeto de estudo os empreendedores que utilizam o Instagram como uma ferramenta de
vendas e de viabilização de seus negócios. A seguinte questão deu o norte da pesquisa: Qual a
importância do e-commerce através do Instagram, para a atividade empreendedora em uma
cidade de pequeno porte? O método utilizado foi a netnografia, apoiada pela análise de
conteúdo, com a observação do perfil dos negócios e aplicação de questionários online junto a
15 empreendedores que atuam no Instagram. Como resultado percebeu-se que o bechmarking
é a principal estratégia utilizada pelos empreendedores do instagram. O enorme alcance das
mídias sociais somado aos baixos custos, e a praticidade que se tem para expor os produtos e
acompanhar o engajamento dos seguidores, faz com que o instagram desempenhe um papel
bastante significativo em um município de pequeno porte, estimulando a atividade
empreendedora e o surgimento de novos negócios.


Texto completo:

PDF