Navegar


Trabalhos (21765)

Livros (107)

Capitulos (1019)

E-books (129)

Videos (6)

Jornal (0)
PORTCOM

O que é

O Portcom - Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação - é um repositório institucional que disponibiliza informações sobre a produção científica e a memória da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom.

Objetivo

Constituir-se referência nacional da produção técnica, científica e acadêmica em Ciências da Comunicação sendo fonte de consulta fundamental para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação de todo o país.

O que oferece

Acesso gratuito a produção acadêmica da Intercom - textos, papers apresentados em Congressos, livros, capítulos de livros, e-books e revistas científicas publicadas pela entidade.

Acesso gratuito a informações institucionais - edições do Jornal Intercom, galeria de fotos e de vídeos.

Informações sobre a história da Intercom por meio do Projeto Memória - linha do tempo, depoimentos, documentos e acervo iconográfico.

Informações sobre a trajetória do Expocom e seus vencedores, o único prêmio no Brasil destinado a valorizar a elaboração de produtos em comunicação desenvolvidos nos cursos de Comunicação sob supervisão de docentes.

Como utilizar

Para ter acesso a produção científica - textos, papers apresentados em Congressos, capítulos de livros, e-books - e a informações institucionais - Jornal Intercom e vídeos pode-se clicar nos ícones correspondentes ou utilizar o sistema de busca. O usuário pode fazer a busca por palavra-chave e filtrar pelo tipo de documento. Encontra-se em desenvolvimento um sistema de busca avançado que permitirá seleção de campos de forma combinada (ano, tipo de evento, autor, título etc.).

Ao fazer a consulta, o usuário terá como resultado o resumo do item selecionado, as palavras-chave e o texto completo em formato PDF quando for o caso. O resultado é apresentado em ordem decrescente, do mais recente para o mais antigo.

Condições de uso

Na seção pesquisa, os textos apresentados em Congressos e e-books editados pela Intercom estão disponíveis para download.

As seções livros e capítulos apresentam apenas referências bibliográficas e link para a livraria virtual da Intercom, caso haja interesse em adquirir a obra.

As revistas estão disponíveis na seção Revcom - Revistas Eletrônicas de Ciências da Comunicação - por meio do sistema SEER, o que permite acessar artigos de cada número em formato pdf.

As edições do Jornal Intercom podem ser consultadas para leitura, mas não há mecanismos para download.

Vídeos podem ser assistidos no próprio canal sem possibilidade de baixá-los.

A galeria de fotos foi desenvolvida num canal da Intercom no Flickr.

Por ser um repositório estritamente institucional, a Intercom reserva o direito de não atender a solicitações para inclusão de qualquer material ou produção científica (teses, dissertações, livros, e-books etc) que não tenha origem nas atividades da entidade tais como congressos, cursos, seminários, colóquios ou edição de livros.

Histórico

Criado em 1981, o Portcom, inicialmente denominado de Rede de Informação em Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa, foi a primeira iniciativa entre países de língua portuguesa de disseminação, gestão e difusão da produção técnico, científica e acadêmica na área de Ciências da Comunicação. Nos primeiros anos de funcionamento, o Portcom disponibilizou informações por meio de inventários e anuários bibliográficos impressos, constituindo-se em referência fundamental para pesquisadores, docentes, alunos de graduação e de pós-graduação de todo o país. Aproveitando as vantagens do suporte digital, o Portcom teve sua primeira página na Internet em 2000 quando passou a oferecer motor de busca de acesso a artigos, periódicos, livros e referências de teses e dissertações defendidas em universidades brasileiras. Pode-se afirmar que o Portcom foi o Google das Ciências da Comunicação no Brasil até meados de 2006.

No entanto várias mudanças registradas na segunda metade da última década levaram a Intercom a repensar o foco de atuação do Portal. Entre elas, o crescimento do volume informações de livre acesso na Internet, a popularidade do buscador Google, a criação de repositórios online de teses e dissertações por exigência da Capes e, por fim, a publicação de versão digital de revistas acadêmicas impressas em Comunicação. A disseminação de novos canais de acesso à informação praticamente tornaram obsoletas algumas seções do Portcom (como a de teses e dissertações, artigos em periódicos e livros e capítulos de livros), em conseqüência da dificuldade da Intercom em mantê-las atualizadas - a considerar o volume de dados pela abrangência do projeto ao englobar a produção científica nacional e de países lusófonos.

Com o objetivo de continuar contribuindo com o desenvolvimento da pesquisa na área, a Intercom decidiu repensar o conceito do Portcom, tornando-o um repositório da produção científica gerada pela entidade. Ou seja, passou a funciona a partir de julho de 2012 somente como espaço de memória institucional, oferecendo ferramentas de busca e sistemas de organização da informação que dão maior visibilidade aos trabalhos apresentados em congressos, livros, revistas e documentos da entidade.



Diretores de Documentação

- Nelia Rodrigues Del Bianco (2011 - 2014)
- Maria Cristina Gobbi (2008 - 2011)
- Sueli Mara Soares P. Ferreira (1999 - 2008)
- Dinah Aguiar Poblacion (1995 - 1999)
- Anamaria Fadul (1993 - 1995)
- Regina Keiko Ubata Ferreira Amaro (1989 - 1993)
- Ada de Freitas Maneti Dencker (1987 - 1989)